800 Metros |
A distância de 800m é provavelmente a mais imperdoável de todas as competições de pista. Ela requer uma combinação de força, velocidade pura e resistência anaeróbia. É uma prova que faz com que cada atleta adquira uma capacidade de sofrimento devido ao alto lactato (lactacemia) durante o prova.
Esta capacidade para sofrer é importante. Para poder fazer durante a segunda volta o julgamento necessário para decidir a tática que vai levar a vitória ou mais ainda o seu melhor desempenho.
O posicionamento durante a primeira volta é um fator decisivo na estratégia da prova. Correndo atrás em segundo ou terceiro lugar possibilita o uso do vácuo de outros corredores e a conservação de energia para o ultimo quarto de prova. Nessa posição possibilita fazer pressão psicológica nos lideres.
Características fisiológicas:requer dos sistemas energéticos aeróbios e anaeróbios um grande suporte durante a prova. Ambos devem ter um alto desenvolvimento os pré-requisitos para se alcançar o sucesso na prova de 800m. O desenvolvimento de apenas um deles não permite atingir o máximo nessa prova. Um conjunto forte se torna o único modo para alcançar o máximo de suas habilidades.
Recorde Mundial: 1’ 41”.11, Wilson Kipketer, 24/08/97, velocidade media: 7,912 m/s 28,483 km/h.
Recorde Brasileiro; 1’ 41”.77, Joaquim Carvalho Cruz, 26/08/94, velocidade média: 7,860 m/s 28,296 km/h.
|